Materiais utilizados na produção das maquetes
Voltar
Para EXECUTAR maquetes físicas:
Antes de começar a execução propriamente dita, é necessário definir o planejamento executivo, quando deverá dar-se a familiarização com os elementos constitutivos do projeto que estarão aparentes na maquete, quando concluída.
- Decompor o todo do projeto para possibilitar sua análise por partes.
- Redesenhar cada parte em forma conveniente, dimensionada na escala adotada.
- Assinalar as cotas e códigos referentes aos futuros posicionamentos e fixações, com numeração e designação de localização na maquete física.
- Decidir sobre a proteção da maquete com tampo superior transparente ou anteparo lateral, e condição para apoio e fixação no contorno da base.
Para iniciar a execução da maquete física:
- Preparar a base sob a qual será apoiada a construção, com as correspondentes demarcações de pisos, e prever os ajustes necessários aos encaixes e fixação.
- Experimentar previamente ensaios de representação para as especificações aparentes, e examinar a aplicabilidade no conjunto a ser formado.
- Preparar previamente uma quantidade maior do mesmo, de forma a facilitar a seleção para aproveitamento dos pedaços de melhor resultado, livres de eventuais falhas, e reservar um excedente para imprevistos que frequentemente ocorrem durante a execução.
- Cortar as peças e montar os conjuntos componentes, em agrupamentos que facilitem as próximas etapas de montagem do conjunto completo.
- Aplicar pinturas e revestimentos que resultarão aparentes.
- Evitar que fiquem aparentes elementos visuais que possam interferir negativamente na percepção (manchas e excessos de cola, pingos de tinta, acabamento de bordas dos materiais, impressões digitais).
- Avaliar a possibilidade, ou até mesmo a necessidade, de remover ou movimentar alguma parte da maquete, para demonstrar uma eventual articulação de componentes, ou permitir melhor visualização por um ângulo mais favorável.
- Considerar a viabilidade de eventuais instalações elétricas para iluminação ou movimentação de parte que se queira destacar, devendo ser planejada sua execução em etapas, concomitantemente à produção de maquete.
- Inserir elementos e figurações de paisagismo, como vegetações, mobiliário e decoração.
- Inserir elementos de animação como figuras humanas e veículos.
- Produzir placa ou quadro informativo com as inscrições relativas ao tema representado, constando o assunto, a escala, os créditos dos autores do projeto e da maquete, data de realização e demais dados relevantes.
- Reproduzir, em escala menor que a da representação da maquete, planta de situação do projeto completo, situando as inscrições de denominação dos elementos representados, com legendas e códigos, que permitam ao observador situar-se e identificar na maquete seu posicionamento em relação a um entorno mais abrangente do que o representado